Publicidade

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Agenesia renal Unilateral - Rim único

Pessoal, hoje vim falar do meu caso... Agenesia Renal Unilateral! 1 a cada 1000 pessoas.

A agenesia renal corresponde à ausência congénita de um rim (agenesia unilateral) ou dos dois rins (agenesia bilateral).
A ausência de um rim um defeito congénito bastante frequente, com uma incidência aproximada de 1 /1000 nascimentos. De qualquer forma, na maioria dos casos, as repercussões são escassas ou praticamente com uma incidência de 1 /5000 nascimentos, as suas consequências são muito graves. De facto, esta insuficiência provoca graves problemas, logo durante a gestação, pois a ausência de urina provoca a escassa produção de líquido amniótico, no qual o feto flutua no interior da mãe. Além disso, tende a associar-se a outras malformações como, por exemplo, no aspecto do feto, que se assemelha a um "duende", mas espenulas, pois se o rim existente for normal, este pode assumir as funções do ausente, o que em alguns casos pode provocar a sua hipertrofia (dilatação). Todavia, ocasionalmente, este problema pode associar-se a outras malformações orgânicas de diferente natureza. No entanto, caso o outro rim seja saudável, normalmente não se produz qualquer manifestação e o defeito apenas costuma ser diagnosticado casualmente. 

Descobri aos 18 anos que havia nascido com apenas o rim Direito. Descobri por acaso por conta de uma infecção urinária mas a dor era nas costas então eu nem se quer imaginava ser algo no rim. 
Foi até engraçado a forma como a médica do PS que fez o ultrassom me informou. Ela virou pra mim e disse: - não achei nada de anormal a não ser a falta do rim esquerdo. Mas fica tranquila que pode acontecer. No retorno com o médico após o ultra ele me disse que eu precisaria passar com um urologista para mais exames. E assim fiz: marquei com o Uro e fiz outro Ultrassom e uma tomografia. No retorno me foi confirmado que eu somente possuía 1 rim o direito e no ultrassom a médica me disse que a bexiga do lado esquerdo não tinha fluxo ou seja, metade da bexiga funciona e um rim apenas ok!
Meus pais não sabiam que eu tinha esse 'defeitinho'. O que não me atrapalha em nada a não ser o xixi que é incontrolável se eu beber liquido corro trocentas vezes ao banheiro mas normal.

As únicas coisas que o urologista me pediu foram:
- retorno anual
- reduzir consumo de sal
- evitar refrigerantes
- somente tomar remédio paracetamol em último caso (quando a dor for aguda)
- sempre informar aos médicos que eu passar que somente tenho 1 rim (para verificarem remédio mais adequado)
- antibiótico e anti-inflamatório fazem mal pro rim então evitar
- tomar água sempre

É vida normal! Não me privo de nada faço tudo normalmente. Remédio pra dor eu só tomo quando não aguento mais e sempre que preciso ir a PS aviso que só tenho um rim e que meu urologista disse que devo evitar sempre que possível usar antibiótico e anti-inflamatório. Somente isso.

Então quem tem somente 1 Rim por favor não criem neuras... se ele é saudável é vida normal somente se cuidar.